Até sexta-feira, 24, a Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem (CDL Jovem) divulgará a lista parcial dos estabelecimentos em Natal que já aderiram ao Dia Livre de Impostos, uma data replicada em várias capitais e cidades do País, marcada para o dia 30 de maio.
Nesse dia, o consumidor vai poder comprar produtos sem impostos. No ano passado, a CDL conseguiu a adesão de cinco postos de combustíveis, mas que forneceram apenas uma determinada quantidade de litros por pessoa, mediante senha.
Este ano, a Câmara já está cadastrando lojas no shopping Midway Mall e no comércio do Alecrim. Um posto de combustível também já participação por causa do alto preço da gasolina na bomba e a margem apertada.
A data já é um sucesso em várias cidades brasileiras, mas ainda precisa decolar em Natal. A expectativa é que até o dia 30 novos comerciantes se cadastrem e a divulgação atraia os consumidores para aquecer as vendas.
Nos itens de perfumaria a redução no valor sem a incidência dos impostos, por exemplo, pode chegar a 70%. Nos produtos de maquiagem, a carga é de 58%; em higiene pessoal, 46%; bebidas alcoólicas, cigarros e eletrônicos, 43%.
O objetivo da data é mostrar ao consumidor como seriam os preços se não houvesse tanto imposto. Nesse dia, o empresário arca com os custos da taxação.