Atenção você concurseiro que está se preparando para algum concurso federal. A partir do último sábado entraram em vigor novas regras, estabelecidas por decreto editada em março pelo presidente Jair Bolsonaro. Agora, todos os pedidos de concursos públicos na administração federal direta, autarquias e fundações precisam passar pela análise e autorização do Ministério da Economia.
O Ministério levará em conta 14 critérios para autorizar a realização de concursos. Um deles é a evolução do quadro de pessoal nos últimos cinco anos pelo órgão solicitante, com um documento que deve listar movimentações, ingressos, desligamentos, aposentadorias consumadas e estimativa de aposentadorias para os próximos cinco anos.
O ministério também avaliará o percentual de serviços públicos digitais ofertados pelo órgão. O governo quer que os órgãos invistam em soluções tecnológicas para simplificar o acesso aos serviços públicos, de forma a atender melhor à população e reduzir a necessidade de pessoal.
Somente após a análise, o Ministério da Economia autoriza o concurso, por meio de portarias no Diário Oficial da União. Cada órgão ou entidade federal estará liberado para organizar o concurso conforme o número de vagas liberadas.