segunda-feira, 4 de novembro de 2019

Polícia Federal investiga vazamento de foto da prova do Enem

Minutos após o início do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 já circulava nas redes sociais a imagem da página com a proposta da redação. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), responsável pela aplicação da prova, confirmou que a imagem é real, mas disse que o vazamento não prejudicou o andamento do exame. A Polícia Federal investiga o caso e a principal suspeita é de que a foto tenha sido feita por um candidato de Pernambuco. 

Nas redes sociais, o ministro Abraham Weintraub disse que a Polícia Federal está investigando o caso e teria identificado o autor do vazamento. Ele também garantiu que o vazamento em nada comprometeu a realização da prova. Todos os procedimentos de segurança já tinham sido feitos, a prova já tinha sido distribuída e o candidato tirou uma foto e colocou nas redes. O ministro disse que as providências legais foram tomadas. 

Em anos anteriores, o Inep chegou a eliminar candidatos que tiraram foto nas salas de prova, selfies ou até mesmo registros da prova. Na maioria dos casos, os próprios fiscais de prova flagravam e retiravam os candidatos da sala. 

Neste ano, o autor da imagem da página com o tema da redação não foi identificado imediatamente. 

Ontem, 5 milhões de candidatos inscritos fizeram a redação e 90 questões de Linguagens e Ciências Humanas. O tema da dissertação foi a "Democratização do acesso ao cinema no Brasil". 

Aqui no RN, tivemos 119 mil candidatos inscritos para o Enem e eles fizeram as provas distribuídos em mais de 3,2 mil salas que foram preparadas para o primeiro dia do exame. Gabaritos do Enem serão divulgados no dia 13 de novembro. 

A taxa de abstenção ficou em torno de 23%, a mais baixa da história do Enem.