terça-feira, 16 de junho de 2020

Prefeitura de Natal começa testagem rápida em pessoas acima dos 60 com sintomas


A Prefeitura de Natal iniciou hoje a realização de testes rápidos para a Covid-19 em pessoas acima de 60 anos, grupo que representa 80% dos óbitos registrados em Natal. A testagem está sendo realizada em esquema drive thru na Arena das Dunas, das 8h às 17h e uma fila quilométrica se formou já nas primeiras horas da manhã.
A recomendação da Secretaria Municipal de Saúde é de que realizem exames os idosos que estejam há sete dias com sintomas leves e moderados da doença (febre, tosse, dor de cabeça, por exemplo).

As pessoas que testarem positivo, serão encaminhadas para uma das 11 Unidades de Saúde da Prefeitura, que são referências para a Covid19, a fim de serem atendidas por profissional médico, que definirá a estratégia de tratamento a seguir. Essas unidades estão equipadas e preparadas para atender os pacientes, que receberão toda a orientação necessária. O município já tem um protocolo definido, com base no que foi aprovado pelo Conselho Regional de Medicina. Mas a decisão sobre o uso dos medicamentos a serem prescritos é exclusiva de cada profissional.

Para ter direito a fazer a testagem, a pessoa deverá apresentar comprovante de residência em Natal e documento oficial com foto, que comprove a idade. Após o teste, a pessoa poderá esperar o resultado no local, o que leva cerca de 20 a 30 minutos, ou acessar o resultado pela internet com a senha que será fornecida na hora.
Ao todo, de acordo com o Executivo, foram adquiridos 20 mil testes. A expectativa é de aplicar cerca de 900 testes por dia.

Mais

Uma outra frente de testagem da Covid-19 está sendo feita com os profissionais da Rede Municipal de Saúde de Natal. A Prefeitura adquiriu testes e os profissionais da saúde do município já estão sendo testados. A testagem identifica quem já teve ou está com a doença. A Prefeitura também está realizando a testagem nas Instituições de Longa Permanência para Idosos e com os moradores de rua assistidos pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social de Natal (Semtas).