sábado, 4 de maio de 2024

Cerca de 800 km de estradas ruins e péssimas ficam de fora dos primeiros lotes do PEF

 


  Cerca de 800 km de estradas estaduais classificadas como ruins e péssimas no RN ficaram de fora dos três primeiros lotes anunciados pelo Governo do RN do programa de recuperação de rodovias, que terá custo inicial de R$ 428 milhões.

 O número corresponde à quantidade de rodovias em pior estado listadas no relatório de monitoramento de estradas do DER, ao qual a TRIBUNA teve acesso, que não estão presentes na lista de lotes anunciados pelo governo para o programa. Ao mesmo tempo, centenas de quilômetros em 15 trechos de RNs classificadas como regulares e até em bom estado foram incluídos no Programa de Restauração de Rodovias Estaduais.

 O Estado diz que usou critérios técnicos para a seleção das rodovias nos primeiros lotes e explica que pretende usar o restante do valor de empréstimo do Programa de Equilíbrio Fiscal (PEF), cerca de R$ 1,6 bilhão, para recuperar o restante da malha rodoviária.

  Na prática, pelo que foi anunciado pelo Governo, o Estado vai recuperar neste primeiro momento cerca de 435 kms de estradas ruins e péssimas. Entre os 800 kms classificados como ruins ou péssimos que ficaram de fora estão trechos em várias cidades do Estado como Assu, Grossos, Carnaubais, Jucurutu, Caicó, São João do Sabugi, Ouro Branco, Jardim do Seridó, Parelhas, Guamaré, Macau, Bento Fernandes, Riachuelo, João Câmara, Boa Saúde, São José de Mipibu, Goianinha, Arês, São Bento do Trairi, Senador Eloi de Souza, Serrinha, Santo Antônio, Monte Alegre, Canguaretama, Vila Flor, Pedro Velho, Montanhas, Nova Cruz, Brejinho, Passagem, Espírito Santo, Jundiá, Nísia Floresta, Georgino Avelino, Ceará Mirim, Santa Maria, São Paulo do Potengi, Macaíba, Vera Cruz, entre outras.

 Prefeitos lamentam exclusão de estradas

 Prefeitos de cidades que não foram contemplados em nenhum dos lotes ouvidos pela TN lamentaram e dizem não saber o motivo de suas rodovias, mesmo sendo classificadas como ruins ou péssimas pelo próprio governo, não terem sido incluídas na primeira etapa do programa de recuperação.

 Um desses casos é da RN-120 num trecho de 28km apontado como péssimo entre as cidades de Bento Fernandes, Riachuelo e João Câmara. O prefeito Manoel Bernardo (DEM) cita prejuízos e lembra que a RN interliga as regiões do Mato Grande, Litoral Norte e Potengi.

 Outro prefeito que também lamentou não estar na primeira etapa do programa com recursos do PEF foi José Amazan Silva (PSD), de Jardim do Seridó. A RN-089, com 22 km de trechos “ruins” segundo o relatório, não foi incluído. O local também abrange a cidade de Ouro Branco.

 Governo assina ordem de serviço do primeiro lote

 Nesta sexta-feira (03), o Governo do Estado assinou ordens de serviço para o início das obras no Lote 1, que compreendem cerca de 210km entre as cidades de Mossoró, Baraúna, Governador Dix-Sept Rosado, Tibau, Grossos, Rodolfo Fernandes, Marcelino Vieira, Viçosa, Portalegre, Francisco Dantas, Pau dos Ferros, Encanto, São Miguel e Coronel João Pessoa.

 Fazem parte do lote, entre outras, a RN-015, trecho entre Mossoró e Baraúna; o trecho Mossoró/Governador Dix-sept Rosado da RN-117, e 41 quilômetros da RN-177, de Pau dos Ferros a São Miguel. Ao todo, são cerca de 210,5km licitados pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (SIN).

 Os dois outros lotes, contendo 24 trechos, estão em fase final de licitação. De acordo com o secretário de Infraestrutura, Gustavo Coelho, os serviços das estradas do primeiro lote serão iniciados em três frentes: De Mossoró a Baraúna; de Mossoró a Governador Dix-sept Rosado; e de Pau dos Ferros a São Miguel.

 

 Tribuna do Norte