quarta-feira, 29 de maio de 2024

Igreja do Galo: trezena em homenagem a Santo Antônio começa sexta-feira em Natal

 


Começa nesta sexta-feira (31), a 259ª edição da Trezena de Santo Antônio, evento realizado anualmente na Igreja do Galo em homenagem ao santo padroeiro dos pobres, protetor dos casais e socorro dos aflitos. Até o dia 12 de junho, serão treze dias consecutivos de celebrações religiosas e sociais em um exercício de fé, devoção e solidariedade.

 O evento contará com uma programação de missas diárias com a recitação da trezena, além da quermesse, e das procissões de abertura e encerramento que vão passar pelas ruas da Cidade Alta. A programação inicia às 17h30, com uma carreata que vai do Colégio Marista até à Igreja, seguida de celebração litúrgica às 18h.

 Já no encerramento da Trezena, no dia 13 de junho, acontece a benção dos pães – uma tradição que faz menção a um dos muitos milagres de Santo Antônio. Conta a história que, enquanto frade, o Santo sempre distribuía os pães de seu convento aos que passavam pedindo esmola; certo dia, a cozinha foi roubada e ele, então, fez surgir mais para continuar praticando a caridade.

 Assim, até hoje, no dia de sua comemoração, os pães de Santo Antônio são abençoados e distribuídos aos fiéis para que nunca falte alimento na mesa. Nesta data, o Arcebispo Dom João Cardoso Santos celebra a missa das 10h na Igreja do Galo e depois, a distribuição acontece.

 Sobre a Trezena

 Patrimônio imaterial do RN conforme a lei estadual nº 11.327/2022, a Trezena acontece em Natal sob a realização dos frades Capuchinhos do Convento Santo Antônio, anexo à Igreja do Galo. Neste ano, o evento tem como lema: “Perseverar na oração com Santo Antônio, semeando a esperança”. Essa, de acordo com o guardião do Convento, Frei Diniz, é um chamado aos fiéis, um grande convite para o público que cresce a cada ano e já ultrapassa as paredes da igreja e lota também as calçadas.

 “As pessoas que vêm ao nosso Convento para celebrar, vêm movidas pela fé e esperança para pedir a Deus pela intercessão de Santo Antônio, que proteja e abençoe as suas famílias. Às vezes, a pessoa não vem aqui durante o ano, mas na festa, fazem questão de vir para agradecer pelas graças recebidas. São inúmeros os que confirmam que foram atendidas em momentos de aflição e sofrimento, que na dificuldade recorrem a Santo Antônio, que intercede a Deus por elas para que alcancem sua graça. E por isso essa ligação, esse afeto com o santo”, relata o Frei Diniz.