terça-feira, 14 de maio de 2024

Rogério Marinho aciona PGR para investigar possível abuso de autoridade do ministro Paulo Pimenta

 


O senador Rogério Marinho (PL-RN), líder da oposição no Senado, protocolou nesta sexta-feira (10) uma representação solicitando a investigação da conduta do ministro da Secretaria de Comunicação (Secom) da Presidência, Paulo Pimenta.

 O chefe da comunicação social do governo pediu ao Ministério da Justiça a instauração de investigações criminais contra parlamentares e cidadãos que teriam divulgado fake news sobre a tragédia do Rio Grande do Sul. Para Rogério, as críticas foram sobre a atuação do governo federal no estado afetado pelas chuvas.

 Rogério Marinho argumentou que as ações de Pimenta podem configurar um desvio de finalidade pública e repressão ilegalmente a livre manifestação do pensamento. Para o líder da oposição, o ministro do governo Lula aproveita-se da situação de calamidade pública para reprimir críticas e calar a oposição. Segundo o senador, o ministro estaria empregando o poder estatal para investigar e “mandar prender” críticos do governo.

 Na representação, Rogério Marinho pede que a PGR avalie a legalidade e a moralidade das ações de Paulo Pimenta, especialmente em “relação ao direito de fiscalizar e criticar as ações do Poder Executivo Federa, garantida pela Constituição aos membros do Congresso”.