segunda-feira, 29 de julho de 2024

Chefe da ONU pede total transparência nas eleições da Venezuela


O secretário-geral da Organização das Nações Unidas, António Guterres, pediu total transparência nas eleições da Venezuela e incentivou a publicação dos resultados eleitorais e uma análise por seções eleitorais, disse o porta-voz Stephane Dujarric nesta segunda-feira (29).

“O secretário-geral apela à total transparência e incentiva a publicação oportuna dos resultados eleitorais e a repartição por assembleias de voto”, afirmou Dujarric aos repórteres.

O porta-voz acrescentou que Guterres pediu moderação aos líderes políticos e seus apoiadores, que todas as disputas eleitorais devem ser abordadas e resolvidas pacificamente e que as autoridades eleitorais devem realizar seu trabalho de forma independente e sem interferência.

“O secretário-geral elogia o povo venezuelano por sua determinação em expressar sua vontade pacificamente por meio das urnas. Tomamos nota do anúncio feito pelas autoridades eleitorais, bem como das preocupações expressas por atores políticos e membros da comunidade internacional”, disse Dujarric.

“Ele lembra que as autoridades eleitorais devem realizar seu trabalho de forma independente e sem interferência para garantir a livre expressão da vontade do eleitorado”, o porta-voz acrescentou.

Fonte: CNN Brasil

Foto: Wilson Dias/ Agência Brasil