A Secretaria de Estado da Infraestrutura (SIN) informou que a colisão de uma embarcação com a base da Ponte Newton Navarro, na tarde desta segunda-feira (22), não provocou danos estruturais ao equipamento. Segundo a pasta, houve apenas uma pequena avaria em placas metálicas que revestem a estrutura de concreto, conforme inspeção preliminar de equipe técnica no local.
A secretaria disse ainda que abriu um procedimento administrativo para continuidade das avaliações técnicas e observância às eventuais orientações que venham da autoridade marítima.
“Quanto às providências que tratam da instalação de defensas — estruturas de proteção dos pilares da ponte —, a Secretaria da Infraestrutura participou de uma reunião de trabalho na semana passada junto ao Ministério dos Portos e Aeroportos, que ratificou a garantia dos recursos necessários”, disse a SIN por meio de nota.
Segundo a Marinha, a embarcação envolvida no incidente é um dispositivo de reboque, de cumprimento total de 500 metros, composto por um rebocador, “TS ARROJADO”, e uma balsa, “TS 7”, que estavam transportando pás de torres de energia eólica.
A embarcação havia saído do Porto de Pecém-CE e tinham como destino o Rio Grande-RS, mas teriam optado por entrar no Porto de Natal após enfrentar condições climáticas adversas.
Confira a nota da SIN na íntegra:
“A Secretaria de Estado da Infraestrutura, a partir de informação de suposta colisão de embarcação com a estrutura da Ponte Newton Navarro nesta segunda-feira (22), enviou equipe técnica ao local para realização de vistoria.
Preliminarmente, na inspeção da tarde desta segunda-feira, verificou-se uma pequena avaria em placas metálicas que revestem a estrutura de concreto. A Secretaria da Infraestrutura, contudo, abriu um procedimento administrativo para continuidade das avaliações técnicas e observância às eventuais orientações que venham da autoridade marítima.
Quanto às providências que tratam da instalação de defensas — estruturas de proteção dos pilares da ponte —, a Secretaria da Infraestrutura participou de uma reunião de trabalho na semana passada junto ao Ministério dos Portos e Aeroportos, que ratificou a garantia dos recursos necessários.
Os recursos serão repassados ao Dnit, que ficará responsável pela execução das obras de instalação das proteções dos pilares, estruturas ausentes desde que a Ponte Newton Navarro foi inaugurada, em 2007. Os projetos básicos estão prontos — a próxima fase é desenvolvimento dos projetos executivos — e posterior contratação das obras.”