O fim de semana foi movimentado para a fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb). Os fiscais ambientais da pasta atuaram em vistorias em diversas frentes e pontos da cidade em casos de poluição sonora em estabelecimentos comerciais, queda de árvores, terrenos em descaso ambiental, e ainda na fiscalização na orla de Ponta Negra.
No sábado (6), a Semurb abordou ambulantes, quiosques e locadores para orientar sobre o cumprimento do Plano de Ordenamento. “Nenhuma autuação ou notificação foi registrada durante esta ação. Entretanto, uma pousada localizada na Avenida Roberto Freire foi autuada por descarte irregular de água servida na via pública, proveniente da retrolavagem do filtro da piscina”, comenta o supervisor do plantão de fiscalização, Iang Chaves.
Também no sábado, as equipes inspecionaram casos de poluição sonora em dois arraiás, um na Praia do Meio e outro no Pajuçara, dois bares e duas marcenarias nas Quintas, e uma sucata em Neópolis. Dentre os casos analisados, apenas um foi identificado como potencial causador de poluição “O estabelecimento será alvo de novas diligências para monitoramento e controle dos níveis de ruído”, acrescenta.
Além disso, a equipe também atendeu uma demanda do Ministério Público Estadual para investigar o uso indevido de uma área pública na Avenida dos Pinheirais, no bairro de Neópolis, mas a irregularidade não foi confirmada. E durante as ações fiscais no bairro de Pajuçara, dois terrenos em estado de descaso, com proliferação de caramujos africanos, foram identificados. Os proprietários foram autuados conforme a Lei Promulgada 325/2010 e devem tomar providências para a limpeza das áreas.
Já no fim da tarde do sábado, a equipe de plantão da Semurb foi acionada pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) para atender a uma ocorrência de queda de árvore no bairro de Candelária. “A área afetada foi prontamente isolada e a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) foi comunicada para enviar uma equipe de manejo de vegetais, que ficará responsável pela retirada do vegetal”, finaliza.
Cidadãos que desejem denunciar infrações ambientais podem entrar em contato com a Ouvidoria da Semurb pelo telefone 3616-9829, de segunda a sexta, das 8h às 14h, ou pelo e-mail ouvidoria.semurb@natal.rn.gov.br. Nos fins de semana e feriados, as denúncias podem ser feitas pelo número 190 do Ciosp.
Em cumprimento ao art. 73 da Lei nº 9.504/97, o boletim informativo da Prefeitura Municipal do Natal será enviado neste formato para a imprensa. Após as eleições municipais, voltaremos à lista de transmissão convencional