quarta-feira, 7 de agosto de 2024

Receita diz que não pode abrir mão de imposto sobre prêmios de atletas olímpicos

 


A Secretaria da Receita Federal informou nesta quarta-feira (7) que  não pode abrir mão da cobrança do Imposto de Renda  sobre  prêmios esportivos recebidos por atletas olímpicos  por conta de seu desempenho.

Segundo o órgão, a  cobrança só poderia ser extinta por meio de uma mudança na lei .

“Trata-se da mesma norma aplicável a todos(as) os(as) trabalhadores brasileiros(as). A Receita Federal não pode dispensar o pagamento, pois isso somente pode ser feito por meio de lei aprovada pelo Congresso Nacional”, informou o Fisco.

Nos últimos dias,  foram apresentados projetos na Câmara dos Deputados e no Senado Federal para que os prêmios recebidos por atletas olímpicos passem a ser isentos de tributação .

A Receita reiterou que as  medalhas recebidas nos jogos olímpicos pelos atletas não são taxadas , mas explicou que, além de que os atletas podem receber também remunerações pagas pelo comitê olímpico brasileiro, federações esportivas, clubes, empresas e outros patrocinadores, pela participação ou desempenho em eventos esportivo.

Isso é tributado como qualquer outro pagamento de qualquer outro(a) profissional , desde que seja um valor superior ao da faixa de isenção do imposto de renda (hoje em dois mínimos mínimos)”, acrescentou o Fisco, por meio de nota.

Na última segunda-feira (5), um  projeto de lei (PL) que visa introduzir no IRPF também os valores recebidos por medalhistas brasileiros foi protocolado na Câmara dos Deputados . O texto ainda não tem dados para ser votado.

 

Fonte: g1

Foto: Alexandre Loureiro/COB