terça-feira, 3 de setembro de 2024

Em Mossoró 19,33% são de direita e 7% de esquerda

 


Em recente levantamento sobre o perfil dos eleitores de Mossoró, foram reveladas tendências interessantes quanto à identificação partidária, posicionamento político e influências nas decisões de voto.

Entre os que se identificam politicamente, 19,33% se consideram de direita, 7,0% de esquerda, 5,83% de centro, 3,83% de centro-direita e 0,33% de centro-esquerda.

Quanto a identificação partidária os dados mostram que a maioria dos eleitores de Mossoró não se identifica com nenhum partido político específico, com 40,17% declarando não ter preferência partidária e 37,33% afirmando não saber dizer.

A pesquisa Consult-TN também perguntou aos eleitores mossoroenses quanto às fontes de informação sobre candidatos e assuntos políticos, as redes sociais são a principal fonte para 59,2% dos eleitores e 27,3% preferem programas de TV, enquanto 14,0% se informam através de programas de rádio. Conversas com amigos e familiares são a fonte para 10,8% dos eleitores, o mesmo percentual daqueles que não têm interesse em política. 4,8% se informam através da mobilização dos candidatos nas ruas, e 4,3% não souberam responder.

Esses dados oferecem um panorama detalhado das preferências e comportamentos dos eleitores de Mossoró, refletindo uma diversidade de opiniões e influências na esfera política local.

A pesquisa Consult/TRIBUNA DO NORTE que ouviu 600 eleitores em 23 de agosto, mostra em que em relação a influência de lideranças nacionais também foi avaliada. O ex-presidente Jair Bolsonaro é a figura mais influente, com 37,50% dos eleitores considerando seu apoio importante na escolha para prefeito de Mossoró. O ex-presidente Lula segue com 32,0% de influência. 24,17% dos eleitores afirmaram que nenhuma liderança nacional influencia seu voto, e 6,33% não souberam responder.

Segundo a amostragem, no âmbito político local, o senador Styvenson Valentim (Podemos) é o apoio político mais relevante, com 19,2% dos eleitores considerando seu apoio importante. O senador Rogério Marinho (PL) vem em seguida com 13,7%.

Outros nomes como a ex-prefeita de Mossoró, Rosalba Ciarlini, o ex-governador e ex-senador José Agripino, a governadora Fátima Bezerra (PT), a senadora Zenaide Maia (PSD), a ex-deputada estadual Larissa Rosado e a ex-deputada federal Sandra Rosado têm menor influência, cada um com menos de 5%.

Já 19,2% dos eleitores não consideram nenhum apoio político importante, e 35,0% não souberam responder.

Entre os partidos, o PL lidera com 9,17% de identificação, seguido pelo União com 6,83% e o PT com 4,83%. Outros partidos como MDB, PSDB, PSB, Podemos, PSD, PP e Republicanos têm uma identificação mínima, cada um com menos de 1%.

Quando questionados sobre sua identificação política, 43,33% dos eleitores de Mossoró disseram não ter nenhuma identificação política, enquanto 20,33% não souberam responder.

A margem de erro da pesquisa é de 4,0% e o nível de confiabilidade de 95,% e foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número RN 02877/2024.

Qual partido político mais se identifica
PL – 9,17%
União – 6,83%
PT – 4,83%
MDB – 0,33%
PSDB- 0,33%
PSB – 0,33%
Podemos – 0,17%
PSD- 0,17%
PP – 0,17%
Republicanos – 0,17%
Nenhum – 40,17
Não sabe dizer – 37,33%

Como se considera ou identifica politicamente:
De direita – 19,33%
De centro-direita – 3,83%
De centro – 5,83%
De esquerda – 7,0%
De centro-esquerda – 0,33%
Nenhuma identificação
Política – 43,33%
Não sabe dizer – 20,33%

Qual liderança nacional tem mais importância ao pedir seu voto para prefeito
Bolsonaro – 37,50%
Lula – 32,0%
Nenhum – 24,17%
Não sabe dizer – 6,33%

Qual desses apoios políticos pode ter mais importância ao pedir seu voto para prefeito
Senador Styvenson – 19,2%
Senador Rogério Marinho – 13,7%
Rosalba – 4,5%
José Agripino – 4,3%
Fátima Bezerra – 3,8%
Senadora Zenaide – 2,2%
Larissa Rosado – 1,7%
Sandra Rosado – 1,0%
Nenhum – 19,2%
Não sabe dizer – 35,0%

Por qual principal meio toma conhecimento de assuntos políticos sobre candidatos
Redes sociais – 59,2%
Programas de TV – 27,3%
Programas de rádio – 14,0%
Conversas com amigos e familiares – 10,8%
Não tem interesse na política – 10,8%
Mobilização dos candidatos nas rua – 4,8%
Não sabe dizer – 4,3%

Fonte – Consiult-TN


Fonte: Tribuna do Norte

Foto: Reprodução