O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cumpriu, nesta sexta-feira (25), a primeira agenda pública depois de sofrer um acidente doméstico. Ele participou da reunião de Assinatura de Repactuação do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) relativo ao rompimento da barragem de Mariana (MG), em 2015.
As pessoas que estiveram presentes do evento puderam ver a cicatriz na cabeça do presidente. Próximo à nuca era possível ver o machucado e os pontos.
Lula realizou novos exames nesta manhã, antes de participar do ato. Em nota, os médicos Roberto Kalil Filho e Ana Helena Germoglio informaram que o exame “está estável em relação aos anteriores” e que Lula “está apto para exercer sua rotina de trabalho em Brasília”.
O documento diz ainda que um novo exame deve ser realizado em cinco dias.
Lula sofreu um acidente doméstico no último fim de semana, quando caiu no banheiro do Palácio do Alvorada e bateu a cabeça.
Na ocasião, foram feitas tomografias e ressonâncias que mostraram um pequeno sangramento na frente da cabeça, causado pelo contragolpe do impacto.
Em razão desse sangramento, a recomendação médica foi que Lula repetisse exames de imagem a cada 72 horas para avaliar uma possibilidade de crescimento do hematoma.
O presidente precisou cancelar a viagem até Kazan, na Rússia, para a Cúpula dos Brics. Ele embarcaria domingo (20), mas foi substituído pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.
Lula também cancelou uma ida a Cali, na Colômbia, onde participaria, na semana que vem, da COP 16, a Conferência das Nações Unidas sobre a Biodiversidade.
Fonte: CNN Brasil
Foto: TON MOLINA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO