quinta-feira, 10 de outubro de 2024

Furacão Milton perde força, mas deixa rastro de destruição nos EUA


 O furacão Milton tocou o solo da Flórida, nos Estados Unidos da América, por volta das 22h15 pelo horário local. O tufão, que chegou a ser classificado na categoria 5, a máxima, perdeu força e foi rebaixado para a categoria 1. Mesmo assim, foram registrados ventos acima de 190 quilômetros por hora (km/h).

As localidades de Tampa e Sarasota, ambas no estado norte-americano, estiveram entre as primeiras a sentirem os impactos mais críticos da tempestade.

Logo após o fenômeno tocar o solo, as autoridades divulgaram que cerca de 1,5 milhão de pessoas ficaram sem o serviço de energia elétrica. Além disto, foram comunicadas mortes, mas o número ainda não havia sido apurado pelos órgãos estatais.

As primeiras informações são de que ao menos 125 casas na Flórida ficaram destruídas por causa do furacão. Na localidade de Martin County, foi reportado que pessoas ficaram gravemente feridas.

Em decorrência do furacão, tornadaso aconteceram. O governador da Flórida, Ron DeSantis, disse que o estado registrou pelo menos 19 tornados e emitiu 116 alertas deste fonômeno, conforme reportou a rede CNN. “Muito mais alertas de tornado estão por vir”, afirmou.


Fonte: Metrópoles

Foto: NASA