A Prefeitura do Natal inaugura na próxima segunda-feira (23), às 11 horas, a obra de reforma e ampliação do Centro Municipal de Educação Infantil Maria Eulália Gomes da Silva. A solenidade vai ser presidida pelo prefeito Álvaro Dias e pela secretária de Educação, professora Cristina Diniz. O projeto foi executado pela empresa RD Construções LTDA e contou com um investimento dos cofres municipais de aproximadamente R$ 700 mil. A unidade de ensino está localizada na Travessa Ocidental de Baixo, nº 25, Cidade Alta.
Com as intervenções na estrutura física, o CMEI Maria Eulália Gomes da Silva vai ofertar 200 novas vagas, exclusivamente para o atendimento da etapa de creche, da Educação Infantil. Para o ano letivo de 2025, o CMEI vai atender as crianças na faixa etária de 1 ano a 3 anos e 11 meses, matriculadas nas turmas de Berçário II, Nível I e II.
Todos os ambientes existentes no CMEI passaram por intervenções durante os serviços de reforma e ampliação. A obra contou com a reforma dos ambientes já existentes: quatro salas de aulas, dois berçários, a reforma total de um banheiro adaptado para berçário, sala dos professores, direção, baterias de banheiros infantis feminino e masculino, refeitório, cozinha de acordo com as normas da Covisa, composta por: preparo, distribuição, copa suja, despensa, e banheiros PcD feminino e masculino para os funcionários, lavanderia externa e depósito externo. A obra contou com a ampliação da casa de gás, casa de lixo, e caixa de areia na parte externa.
O terreno do CMEI Maria Eulália Gomes da Silva possui 659,03m² e uma área construída de 423,27m², sendo 423,27m² de área reformada e 70,47m² de ampliação. Toda a estrutura da unidade foi projetada de acordo com os parâmetros da NBR9050/2020, NBR16537/2016 e as legislações municipais vigentes.
Maria Eulália Gomes da Silva
A professora Maria Eulália Gomes da Silva nasceu em 29 de junho de 1958, na cidade de Macaíba/RN. Filha de Luiz Gomes da Silva e Joaquina Lopes da Silva.
A professora Maria Eulália era pedagoga com habilitação em Orientação Educacional. Era bastante religiosa e dava a sua contribuição como cristã católica ensinando catecismo na paróquia à qual pertencia. O seu único filho, o tenente da PM da Paraíba, Ícaro Luiz de Araújo Gomes, resume o que foi a professora Maria Eulália, como mãe, em uma frase: “Preparou-me para a vida". A professora faleceu em 12 de fevereiro de 2006 em decorrência de um câncer de mama.