quarta-feira, 18 de dezembro de 2024

Semurb investe em Inteligência Artificial para otimizar análise de processos



 O uso do ChatGPT no campo profissional tem crescido cada vez mais, visando maior produtividade e otimizando processos que normalmente demandam mais tempo. Foi pensando nisso que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) deu mais um passo rumo à modernização ao capacitar seus servidores para o uso do ChatGPT como ferramenta de trabalho.

O curso “Produtividade com o ChatGPT”, ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), disponibilizou 100 vagas para os servidores da Semurb. As vagas foram distribuídas em cinco turmas, abrangendo todos os setores da secretaria, e o curso será finalizado na próxima sexta-feira (20).

A inteligência artificial (IA) pode ser definida como a capacidade de sistemas computacionais simularem habilidades humanas, como aprender, raciocinar, tomar decisões e resolver problemas de forma autônoma. O ChatGPT é uma plataforma de IA amplamente utilizada no contexto profissional e educacional, e sua aplicação tem crescido em diversas áreas.

Para o titular da pasta, Thiago Mesquita, esse é mais um dos vários investimentos que a secretaria vem fazendo, em sua gestão, para melhor atender a população e modernizar os processos.

“Ao longo dos seis anos em que estou à frente da Semurb, estamos sempre investindo em informatização, tecnologia, automação e modernização da legislação. E agora, decidimos investir no capital humano com a capacitação dos servidores para melhorar o desenvolvimento do trabalho diário, tornando os processos mais objetivos”, ressalta Mesquita.

De acordo com o assessor técnico da Semurb e responsável por coordenar a formação, André Gomes, alguns colegas já utilizavam a ferramenta de forma intuitiva para algumas demandas de trabalho. “Nós identificamos que ela poderia ser eficaz e otimizar muito os métodos de trabalho, e procuramos alternativas para capacitar os colegas”, comenta.

O curso aborda temas como os conceitos e funções da IA, aplicações práticas no Brasil e no mundo, elaboração de prompts técnicos, uso ético e responsável da tecnologia, e como a IA pode potencializar a eficiência no serviço público.

Para o supervisor de fiscalização ambiental da Semurb, Evânio Mafra, um dos servidores que participaram do treinamento, o curso foi interessante, já que capacitou para a utilização da inteligência artificial, uma plataforma que já está inserida em diversos serviços e produtos.

“A formação não apenas mostrou o que é o ChatGPT, mas também apresentou e ensinou na prática como trabalhar com ele, aprendendo a elaborar perguntas que vão otimizar o tempo e melhorar a eficiência do serviço público”, explicou Mafra. Ele também ressaltou que todos devem “se atualizar na ferramenta, pois acredita que ela veio para ficar”.

O supervisor destacou ainda que não apenas as respostas fornecidas pela IA são importantes, mas também o conhecimento técnico individual de cada servidor, visto que pode haver casos em que a base de dados utilizada pela IA não esteja atualizada.

Já a servidora Celiana Lourenço, que trabalha na central de atendimento da Semurb, relata que o curso foi “muito legal, já que não conhecia a plataforma, apenas tinha ouvido falar”. Ela destacou que foi bastante prático e pode ajudar significativamente em sua rotina de trabalho.

“Com o ChatGPT, podemos resumir e distribuir em tópicos, potencializando muito o trabalho diário. Além disso, a ferramenta pode elaborar relatórios a partir dos dados fornecidos, então é realmente algo que podemos utilizar na rotina de trabalho”, afirma Celiana.

Para a servidora Flávia Janine, do setor de licenciamento da Semurb, o curso abriu novos horizontes sobre o uso de ferramentas tecnológicas na rotina de trabalho, algo que ela não conhecia anteriormente. “Com certeza vai aumentar a produtividade diária das demandas de trabalho da secretaria”, finaliza Flávia.

A Semurb planeja, em 2025, trazer outros cursos relacionados à tecnologia para os servidores públicos, com o intuito de mantê-los sempre atualizados e melhorar as demandas diárias de trabalho.

Foto:Divulgação/AnaLúcia Araújo/ Assessoria Semurb