O diretor do Departamento Federal de Investigações dos Estados Unidos (FBI, na sigla em inglês) classificou a onda de ataques a veículos e concessionárias da Tesla como “terrorismo doméstico”, na noite desta segunda-feira (24).
A declaração foi feita pelo diretor da instituição, Kash Patel, no X, antigo Twitter.
Patel também afirmou que o FBI promove uma força-tarefa para “intensificar a resposta e coordenar as ações”.
“O FBI está investigando o aumento da atividade violenta contra a Tesla e, nos últimos dias, tomamos medidas adicionais para intensificar nossa resposta e coordenar nossas ações.
Isso é terrorismo doméstico. Os responsáveis serão perseguidos, capturados e levados à justiça”.
Na semana passada, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que pessoas que forem pegas vandalizando veículos e lojas da marca Tesla têm uma “grande chance de ir para a prisão por até 20 anos”.
Episódios de ataques a carros e concessionária da Tesla têm sido frequentes nos Estados Unidos. Nesta terça-feira (18), após um novo episódio deste tipo acontecer em Las Vegas, a procuradora-geral dos EUA, Pam Bondi, condenou os recentes ataques violentos e afirmou que o Departamento de Justiça já acusou várias pessoas pelos crimes.
“O enxame de ataques violentos à propriedade da Tesla nada mais é do que terrorismo doméstico. Continuaremos as investigações que impõem consequências severas aos envolvidos nesses ataques, incluindo aqueles que operam nos bastidores para coordenar e financiar esses crimes”, disse Bondi em uma declaração.
Em uma entrevista recente à rede de TV americana Fox News, o presidente dos EUA, Donald Trump, também disse que acredita que carros da Tesla incendiados podem ser um ato de terrorismo.
Em publicação na rede social X, nesta terça, Elon Musk compartilhou o vídeo do ato de vandalismo registrado em Las Vegas e lamentou os ataques.
“Este nível de violência é insano e profundamente errado. A Tesla só faz carros elétricos e não fez nada para merecer esses ataques malignos”, afirmou o bilionário, que fez acusações durante participação em podcast no dia anterior: “Pelo menos parte disso é organizado e pago por organizações de esquerda, financiadas por bilionários de esquerda, essencialmente”.
Fonte: g1
Foto: Steve Marcus/Las Vegas Sun via AP