CARNAVAL EM NATAL

quarta-feira, 9 de abril de 2025

Adesivos em ônibus de Natal conscientizam sobre o autismo


 A Prefeitura do Natal lançou duas novas iniciativas voltadas a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA): o “Busão da Inclusão” e o selo “Autista a Bordo”. As ações integram a campanha Abril Azul, que em 2025 tem como tema “É lindo ser amigo”. O “Busão da Inclusão” prevê a adesivação de mais de 300 ônibus com mensagens de conscientização sobre o autismo, além da fixação de cartazes internos em 400 veículos. Já o selo “Autista a Bordo”, criado pela Lei 047/2024, identifica automóveis que transportam pessoas com TEA e orienta a população sobre como agir em situações de risco.

A proposta é ampliar o conhecimento da população sobre o Transtorno do Espectro Autista e promover empatia e respeito às famílias atípicas que utilizam o transporte coletivo municipal. Os projetos foram lançados nesta terça-feira (8), pela Prefeitura do Natal, pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) e conta com o apoio do Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros do Município do Natal (Seturn).

“É um mês de conscientização, em que a gente tem que parar para refletir, avaliar nossas ações, ver de que maneira a Prefeitura, o poder público, pode estar mais próximo dessas famílias atípicas da nossa cidade. Estendendo a mão, mas principalmente oferecendo serviços de qualidade específicos, com caráter acolhedor, com caráter sensível”, afirmou a vice-prefeita Joanna Guerra.

Segundo a secretária de Mobilidade Urbana, Jodia Melo, toda a frota de Natal estará adesivada na área lateral e alguns terão um busdoor na traseira, com intuito de identificar e divulgar a campanha na cidade. Além disso, serão distribuídos selos para todos os passageiros que tenham alguém com autismo na família e que seja transportado pelo respectivo veículo. No total, mais de 300 ônibus serão adesivados externamente com mensagens de conscientização e 400 veículos receberão cartazes informativos em seu interior.

A secretária também é mãe atípica do Matheus Melo, de 15 anos, que recentemente começou os estudos no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). “Eu vivenciei por vezes em supermercado, em clínicas, algumas situações constrangedoras. Muitas mães passam por esse momento, quando o filho está um pouco sensibilizado, um pouco mais em crise, um pouco mais irritado. Muitas vezes por sua sensibilidade auditiva, as pessoas que estão no entorno, que não conhecem o comportamento, às vezes não compreendem, ficam um pouco assustadas ou então estão insensíveis à causa”, relatou.

Representando o Seturn, o coordenador jurídico Augusto Costa Maranhão, avalia o transporte público como um meio de promoção de integração social, acesso ao lazer e as atividades de educação e saúde. Augusto detalha que o Sindicato tem desenvolvido ações de valorização do usuário, principalmente ao público com TEA, que cada vez mais estão em evidência. “Nesse mês que se celebra essa conscientização da questão do autismo, nada mais justo do que você abraçar e buscar conscientizar a população, os operadores da máquina, abraçar, respeitar as características do autista”, explica o coordenador do Seturn.

Além dessas duas iniciativas — o selo “Autista a Bordo” e o “Busão da Inclusão” —, recentemente foi implementada em Natal, a Lei 7817/2025, no sentido de garantir prioridade em cadastros habitacionais para mães e responsáveis de crianças com TEA. A Lei nº 7.650/2024, que estabelece o selo “Empresa Amiga do Autismo”, e amplia o reconhecimento para ONGs e associações, tornando-se o selo “Instituição Amiga do Autista”; e o PL 42/2025 visa estabelecer a obrigatoriedade de locais de grande movimentação de pessoas disponibilizarem abafadores de ruído para indivíduos com hipersensibilidade auditiva, como são os autistas.


Fonte: Tribunal do Norte

Foto: Magnus Nascimento