Cerca
de 800 km de estradas estaduais classificadas como ruins e péssimas no RN
ficaram de fora dos três primeiros lotes anunciados pelo Governo do RN do
programa de recuperação de rodovias, que terá custo inicial de R$ 428 milhões.
O
número corresponde à quantidade de rodovias em pior estado listadas no
relatório de monitoramento de estradas do DER, ao qual a TRIBUNA teve acesso,
que não estão presentes na lista de lotes anunciados pelo governo para o
programa. Ao mesmo tempo, centenas de quilômetros em 15 trechos de RNs
classificadas como regulares e até em bom estado foram incluídos no Programa de
Restauração de Rodovias Estaduais.
O
Estado diz que usou critérios técnicos para a seleção das rodovias nos
primeiros lotes e explica que pretende usar o restante do valor de empréstimo
do Programa de Equilíbrio Fiscal (PEF), cerca de R$ 1,6 bilhão, para recuperar
o restante da malha rodoviária.
Na
prática, pelo que foi anunciado pelo Governo, o Estado vai recuperar neste
primeiro momento cerca de 435 kms de estradas ruins e péssimas. Entre os 800
kms classificados como ruins ou péssimos que ficaram de fora estão trechos em
várias cidades do Estado como Assu, Grossos, Carnaubais, Jucurutu, Caicó, São
João do Sabugi, Ouro Branco, Jardim do Seridó, Parelhas, Guamaré, Macau, Bento
Fernandes, Riachuelo, João Câmara, Boa Saúde, São José de Mipibu, Goianinha,
Arês, São Bento do Trairi, Senador Eloi de Souza, Serrinha, Santo Antônio,
Monte Alegre, Canguaretama, Vila Flor, Pedro Velho, Montanhas, Nova Cruz,
Brejinho, Passagem, Espírito Santo, Jundiá, Nísia Floresta, Georgino Avelino,
Ceará Mirim, Santa Maria, São Paulo do Potengi, Macaíba, Vera Cruz, entre
outras.
Prefeitos
lamentam exclusão de estradas
Prefeitos
de cidades que não foram contemplados em nenhum dos lotes ouvidos pela TN
lamentaram e dizem não saber o motivo de suas rodovias, mesmo sendo
classificadas como ruins ou péssimas pelo próprio governo, não terem sido
incluídas na primeira etapa do programa de recuperação.
Um
desses casos é da RN-120 num trecho de 28km apontado como péssimo entre as
cidades de Bento Fernandes, Riachuelo e João Câmara. O prefeito Manoel Bernardo
(DEM) cita prejuízos e lembra que a RN interliga as regiões do Mato Grande,
Litoral Norte e Potengi.
Outro
prefeito que também lamentou não estar na primeira etapa do programa com
recursos do PEF foi José Amazan Silva (PSD), de Jardim do Seridó. A RN-089, com
22 km de trechos “ruins” segundo o relatório, não foi incluído. O local também
abrange a cidade de Ouro Branco.
Governo
assina ordem de serviço do primeiro lote
Nesta
sexta-feira (03), o Governo do Estado assinou ordens de serviço para o início
das obras no Lote 1, que compreendem cerca de 210km entre as cidades de
Mossoró, Baraúna, Governador Dix-Sept Rosado, Tibau, Grossos, Rodolfo
Fernandes, Marcelino Vieira, Viçosa, Portalegre, Francisco Dantas, Pau dos
Ferros, Encanto, São Miguel e Coronel João Pessoa.
Fazem
parte do lote, entre outras, a RN-015, trecho entre Mossoró e Baraúna; o trecho
Mossoró/Governador Dix-sept Rosado da RN-117, e 41 quilômetros da RN-177, de
Pau dos Ferros a São Miguel. Ao todo, são cerca de 210,5km licitados pela
Secretaria de Estado da Infraestrutura (SIN).
Os
dois outros lotes, contendo 24 trechos, estão em fase final de licitação. De
acordo com o secretário de Infraestrutura, Gustavo Coelho, os serviços das
estradas do primeiro lote serão iniciados em três frentes: De Mossoró a
Baraúna; de Mossoró a Governador Dix-sept Rosado; e de Pau dos Ferros a São
Miguel.
Tribuna do Norte