“A Visibilidade das crianças nas práticas pedagógicas”. Este o tema do 1º Seminário de Educação Infantil da Rede Municipal do Natal, promovido pela Secretaria Municipal de Educação, por meio do Departamento de Educação Infantil (DEI). O evento reunião mais de mil pessoas, entre educadores infantis, professores, estagiários, coordenadores e gestores de toda a rede em um dia dedicado à reflexão e a troca de experiência entre os profissionais.
A programação foi composta por duas rodas de conversa, com temas importantes, abordando “A vez e a voz das crianças” e “A criança produtora de cultura”, tendo as experiências dos Centros Municipais de Educação Infantil como foco central.
Antes de iniciar a programação, a secretária adjunta de Gestão Pedagógica, professora Naire Capistrano, deu as boas-vindas aos presentes, ressaltando a importância deste momento de reflexão. “Estamos aqui para refletir sobre as nossas práticas diárias com as nossas crianças”, ressaltou. A diretora do DEI, professora Glória Navarro, também ressaltou a importância do seminário. “Esse Seminário é resultado de muita luta e mostra a força e a importância da Educação Infantil para a Rede Municipal de Ensino de Natal”. A chefe de gabinete da SME-Natal, professora Alderly Façanha, também esteve presente na abertura do Seminário.
Para abrilhantar o Seminário, duas apresentações culturais encantaram os presentes. Pela manhã, as crianças do CMEI Paulina Engrácia apresentaram produções de poesia, construídas durante as atividades promovidas na instituição. E, no turno vespertino, foi a vez das crianças do CMEI Professora Fernanda Jalles apresentarem a culminância de um dos projetos desenvolvidos, com a leitura de descobertas sobre energias renováveis, fechando com a uma apresentação musical.
“Toda a nossa programação foi pensada tendo como base as experiências exitosas da nossa rede de educação infantil. Por isso, as rodas de conversa são compostas por professoras da rede, mostrando a potência do trabalho realizado”, explicou a chefe do Setor de Ações e Projetos do DEI, Clávia Souza.
A vez e a voz
Para a primeira roda de conversa foram convidadas as representantes dos CMEIs Cléa Bezerra, José de Alencar e Bom Samaritano. A mediação foi feita pela assessora do DEI, Leuzene Salgues. A primeira fala foi da professora Hildegard Nelo, coordenadora do CMEI Cléa Bezerra, expondo uma proposta de organização de espaços, proporcionando vivências diferentes para as crianças. “Trabalhamos a organização dos espaços de aprendizagem das crianças, incentivando a exploração e a ampliação de cada espaço em suas possibilidades”, afirmou.
Em seguida, a professora do CMEI José de Alencar, Rute Lima Mesquita, compartilhou a experiência, enquanto educadora infantil e atuante em turma de creche, demonstrando a potencialidade do trabalho com crianças pequenas e o quanto a participação infantil transforma o espaço. “O espaço é frio, mas o ambiente é potente. Podemos explorar as cores, sabores e sons do Cmei a partir da própria rotina, com o tempo das refeições, degustando os alimentos. Não é onde fazemos. É como é por que”.
A terceira apresentação do turno matutino foi do CMEI Bom Samaritano. A diretora administrativa, Dulce Alves, falou sobre a experiência inédita na Educação Infantil de Natal de organizar o Conselhinho Escolar, oportunizando às crianças a participação ativa no cotidiano da instituição, debatendo sobre os problemas e encontrando soluções. “Fazemos a eleição dos representantes de cada turma e a assembleias com a participação de todos. Esses são espaços importantes para a criança saber da importância de sua voz para mudar a realidade”, argumentou a diretora.
Produtora de Cultura
O turno da tarde foi aberto com uma nova roda de conversa, com o tema “A criança produtora de cultura”. Para este tema foram escolhidos os CMEIs Antônio Gurgel, Marilanda Bezerra e Moema Tinoco. A roda foi mediada pela assessora pedagógica do DEI, professora Joselídia Marinho.
A primeira fala da tarde foi da coordenadora do CMEI Antônio Gurgel, Clara Beatriz, abordando o projeto desenvolvido sobre memórias afetivas. O trabalho teve como fonte inspiradora a obra do artista plástico Davi Queiroz, que retrata as brincadeiras infantis. “Durante todo o trabalho, as crianças construíram suas próprias memórias afetivas, registradas em desenhos e textos, demonstrando o processo de letramento do Nível IV”, explicou a coordenadora.
As produções infantis e as mais diversas linguagens utilizadas pelas crianças foram o tema da apresentação do CMEI Marilanda Paiva, realizada pela diretora pedagógica Nair Lima dos Santos, ressaltando a diversidade das atividades propostas, explorando os diversos espaços do CMEI e da própria comunidade. “As produções das crianças fazem parte da ambientação do CMEI, em um espaço vivo de interação entre as crianças e a comunidade”, argumentou.
Fechando a roda de conversa da tarde, o CMEI Moema Tinoco, com a diretora pedagógica Suzana Sales, apresentou suas experiências exitosas no desenvolvimento das crianças. Para ela, o mais importante é a abertura de um espaço de diálogo de toda a rede municipal, como proposto no Seminário. “Acredito que vamos continuar tendo direito de nos reunirmos para trocar as nossas práticas. A rede de Natal tem trabalhos excelentes, que precisam ser divulgados”, reforçou.
Exposição Pedagógica
Com a proposta formativa de promover a troca de experiência entre as diversas instituições de educação infantil da rede municipal de ensino, a organização do evento promoveu a uma Mostra Pedagógica, com a participação de 10 centros municipais.
As experiências demonstradas foram construídas durante todo o ano letivo, tendo a criança como protagonista do trabalho desenvolvido. Fizeram parte da Exposição Pedagógica os CMEIs Profª Rosalba Dias de Barros, Antônio Gurgel, Vilma Teixeira D. Dutra, Moema Tinoco da C. Lima, Bom Samaritano, Profª Marilanda Bezerra de Paiva, Belchior Jorge de Sá, Profª Maria Eunice Davin, Profª Antônia Fernanda Jalles, e Evangelina Elita de Souza.
Foto: Manoel Barbosa/SME