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terça-feira, 24 de dezembro de 2024

Acidentes em estradas do RN deixam 11 mortos em 5 dias

 


Onze pessoas morreram em acidentes registrados nas rodovias do Rio Grande do Norte nos últimos cinco dias. Entre as ocorrências, estão colisões frontais, atropelamento e uma batida envolvendo uma moto e um animal.

O mais fatal deles ocorreu na BR-226, entre os municípios de Bom Jesus e Senador Eloy de Souza, uma colisão frontal entre dois carros de passeio, no domingo (22) por volta das 7h, resultou em cinco mortes.

Veja os acidentes:

  1. Atropelamento na BR-304 em Assú (segunda-feira, 23): 1 morte.
  2. Colisão frontal na BR-226 (domingo, 22): 5 mortes.
  3. Colisão com animal na BR-406 (domingo, 22): 1 morte.
  4. Colisão entre motocicleta e carro entre São José do Seridó e Cruzeta (sábado, 21): 2 mortes.
  5. Colisão entre moto e carro em Apodi (sábado, 21): 1 morte.
  6. Acidente com três caminhões e um carro em Angicos (quinta-feira, 19): 1 morte.


Fonte: g1-RN

Foto: Reprodução 

Dnit sabia que ponte na divisa entre Tocantins e Maranhão precisava de reparos há, pelo menos, 7 meses antes do colapso


 Sete meses antes da ponte Juscelino Kubitschek, localizada na divisa entre Tocantins e Maranhão, desabar, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) já tinha conhecimento de que a estrutura precisava de reparos.

Em nota ao GLOBO, o órgão federal afirmou que, em maio deste ano, lançou um edital para contratar uma empresa que executasse obras de reabilitação — isto é, projetos que visem à restauração da construção. Neste domingo, o desabamento da ponte causou a morte de uma pessoa e 14 ainda estão desaparecidas.

A explicação do Dnit para a obra não ter saído do papel é que nenhuma empresa teria vencido a licitação. “O DNIT informa, ainda, que em maio de 2024 lançou um edital, no valor de aproximadamente R$ 13 milhões, para a contratação de empresa especializada para elaboração dos estudos preliminares, projeto básico e executivo de engenharia e execução das obras de reabilitação da ponte que sofreu o colapso no último domingo (22). A licitação, no entanto, foi fracassada, sem que nenhuma empresa tenha vencido o certame”, diz posicionamento enviado à reportagem.

Apesar de reconhecer uma falha, o departamento informou que entre novembro de 2021 e novembro de 2023, manteve um contrato de manutenção de R$ 3,5 milhões que realizou reparos nas vigas, laje, passeios e pilares da ponte. Um segundo contrato, com vigência até julho de 2026, prevê a execução de serviços na BR-226, em Tocantins.

Segundo o jornal “Folha de S.Paulo”, relatórios gerenciais do Dnit apontam que a ponte apresentava “nota dois” em estrutura, ou seja, havia ciência do estado ruim.


Fonte: O Globo

Foto: Corpo de Bombeiros/TO

Brasil tem 727 pontes em mesma situação crítica de estrutura que caiu entre TO e MA

 


A tragédia causada pela queda, na tarde de domingo (22), da ponte Juscelino Kubitscheck de Oliveira, na divisa do Tocantins com Maranhão, corre o risco de não ser um fato isolado, se a situação de sua estrutura for comparada à de muitas pontes federais do país.

A Folha fez um levantamento detalhado sobre a situação da infraestrutura de todas as pontes federais que são administradas pelo Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes). Os dados, atualizados até maio de 2023, revelam que 727 pontes em todo o país se encontravam nas categorias crítica ou ruim, sendo 130 delas na pior condição possível, e outras 597 na categoria ruim.

Isso significa que 12,5% das pontes brasileiras estão enquadradas em um destes dois cenários.

Ao todo, o órgão responde pela manutenção e fiscalização de 5.827 pontes nos 26 estados e no Distrito Federal. Esse dado se restringe a pontes, sem incluir outras obras como viadutos, túneis ou passarelas. O panorama expõe um cenário preocupante.

Conforme revelou a Folha, a ponte Juscelino Kubitscheck de Oliveira, que desabou, estava na categoria 2, que reúne pontes com estrutura em condição ruim. Na avaliação do Dnit, há cinco categorias de classificação sobre o estado das pontes federais, sendo 1-crítico; 2-ruim; 3-regular; 4-bom; e 5-ótimo.

O levantamento aponta 1.538 pontes na categoria regular. A categoria de estruturas em bom estado soma 2.220 pontes, enquanto a categoria mais alta (5), com nível ótimo de qualidade, é a realidade para apenas 67 pontes federais em todo o território nacional. Um volume de 1.275 pontes aparece como situação “não definida”.

Os estados com maior quantidade de estruturas em situação crítica ou ruim são Ceará (77 pontes em estado crítico ou ruim), seguido por Pernambuco (60), Minas Gerais (59) e Pará (56). Se forem considerados os estados que mais concentram pontes em situação crítica, a lista é liderada por Minas Gerais (22), seguido por Bahia (18) e Ceará (16).

A classificação ruim indica que a ponte pode apresentar problemas estruturais ou funcionais que requerem atenção prioritária. Esses problemas podem incluir situações como danos no concreto, fissuras ou exposição de armaduras, falhas em fundações ou pilares ou desgaste em juntas de dilatação ou sistemas de drenagem, entre outros.

A Folha questionou o Dnit sobre eventuais pedidos de interdição de pontes que estejam em análise pelo órgão federal ou se houve pedidos desse tipo realizados ao longo de 2024. Não houve resposta até a publicação deste texto. Cabe às coordenações estaduais do órgão informar a sede sobre a necessidade de obras ou interdições emergenciais.

Ao ser informado sobre os dados de inspeção da ponte, o ministro dos Transportes, Renan Filho, disse que a pasta já tomou as medidas cabíveis para averiguar a situação. “Uma sindicância vai apurar causa e responsabilidade”, afirmou o ministro à Folha.

A reportagem apurou que, provisoriamente, uma balsa fará o transporte de passageiros e de carros que precisem cruzar o rio Tocantins, entre as cidades de Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA). Caminhões com cargas terão de se deslocar por outras quatro rotas já informadas pela Polícia Rodoviária Federal.

O governo trabalha para que o serviço seja iniciado ainda nesta semana.

A ponte Juscelino Kubitscheck de Oliveira era uma das principais rotas de ligação entre os dois estados. É por ela que passa a Transamazônica (BR-230), que liga a região Nordeste à Amazônia. Nas proximidades da ponte também estão localizadas a Ponte Ferroviária do Estreito, que compõe os trilhos da Ferrovia Norte-Sul, e a hidrelétrica de Estreito, em operação no rio Tocantins.

Por meio de nota, o Dnit disse que, entre novembro de 2021 e novembro de 2023, manteve vigente um contrato de manutenção desta e de outras pontes do Tocantins, por meio do Programa de Manutenção e Reabilitação de Estruturas (PROARTE), no valor de R$ 3,5 milhões.

“Nesse período, foram realizadas em todas as OAEs (Obras de Arte Especiais, como são chamadas as pontes) do contrato, diversos serviços de reparos nas vigas, laje, passeios e pilares da estrutura”, afirmou.

Segundo a autarquia, outro contrato de manutenção da BR-226/TO ainda está em vigência, até julho de 2026, que prevê a execução de serviços com o objetivo de melhorar a trafegabilidade e dar mais segurança aos usuários da rodovia.

“O Dnit informa, ainda, que em maio de 2024 lançou um edital, no valor de aproximadamente R$ 13 milhões, para a contratação de empresa especializada para elaboração dos estudos preliminares, projeto básico e executivo de engenharia e execução das obras de reabilitação da ponte que sofreu o colapso no último domingo (22). A licitação, no entanto, foi fracassada, sem que nenhuma empresa tenha vencido o certame”, afirmou.

Na noite desta segunda-feira (23), subiu para 16 o número de pessoas desaparecidas na tragédia. Bombeiros dos dois estados confirmam ao menos uma morte, de uma mulher de 25 anos. Um homem de 36 anos foi resgatado com vida por pessoas próximas e deu entrada em um hospital com fratura na perna.

A Polícia Militar do Tocantins registrou o desaparecimento de duas crianças, de 3 anos e 11 anos, duas mulheres, um mototaxista e sua passageira, um motociclista, um motorista de um carro de passeio, três ocupantes de uma caminhonete e quatro motoristas de caminhão. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lamentou o acidente via redes sociais.


Fonte: Folha de São Paulo

Foto: Reprodução 


segunda-feira, 23 de dezembro de 2024

Polícia Penal Federal transfere 27 presos do PCC para presídio de Mossoró


 A Polícia Penal Federal transferiu 27 presos de duas penitenciárias federais para o presídio de Mossoró (RN), que é de segurança máxima.

Os presos, sob custódia do Sistema Penitenciário Federal (SPF), estavam nas unidades de Catanduvas (PR) e Porto Velho (RO). O SPF tem cinco prisões federais em todo o Brasil e faz rodízios rotineiros para evitar intercorrências.

A operação sigilosa foi realizada durante uma semana e terminou na última sexta-feira (20). Os presos foram transferidos de avião, sob forte esquema de segurança na escolta.

Há dois meses, três desafetos de Marcos Willians Herbas Camacho, o Marcola, líder do PCC, foram transferidos da Penitenciária Federal de Brasília também para Mossoró.

Atualmente, a cúpula do PCC está no presídio de Brasília. Além de Marcola, a unidade abriga Gilberto Aparecido dos Santos, o ‘Fuminho’, apontado como ‘02’ da facção, e Marcolinha, irmão de Marcola.

A operação da PPF é coordenada pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), do Ministério da Justiça.


Fonte: CNN Brasil

Foto: Reprodução 

Avião que caiu em Gramado não tinha caixa-preta, diz polícia



 O avião que caiu em Gramado, neste domingo (22), não possuía caixa-preta. A informação foi confirmada à CNN pela Polícia Civil de Rio Grande do Sul.

A CNN apurou que a aeronave Piper PA-42-1000 Cheyenne 400 não tinha obrigatoriedade de ter o gravador. Segundo a polícia, a falta do equipamento é um obstáculo para a investigação da causa do acidente.

A caixa-preta é o principal instrumento para a investigação de acidentes aéreos. Ela é formada por gravadores de dados e áudio do voo, registrados dentro da caixa de liga de titânio com isolamento térmico.

Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), os principais gravadores são o CVR e o FDR. Entenda abaixo.

  • FDR (Flight Data Recorder): o gravador de dados do voo registra informações de diversos sistemas da aeronave, inclusive o trajeto e falhas mecânicas
  • CVR (Cockpit Voice Recorder): o gravador de voz da cabine registra o áudio dos pilotos no cockpit durante o voo. Ele grava o canal do piloto com o controle de tráfego, copiloto, cabine de passageiros/comissários e canal geral do ambiente da cabine de pilotagem.

A queda do avião na cidade gaúcha resultou na morte dos 10 passageiros. Os trabalhos de retirada dos corpos e de perícia já foram finalizados.

As autoridades continuam trabalhando para identificar os corpos das vítimas e as razões para o acidente. A Polícia Civil do RS e o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) são responsáveis pela investigação.


Fonte: CNN

Foto: Thiago Almeida

Número de mortes em acidentes aéreos aumenta 92% em 2024 e é o maior dos últimos 10 anos

 


O acidente aéreo que matou 10 pessoas neste domingo, em Gramado, foi o segundo maior do Brasil no ano, e o com mais vítimas entre os casos com aviões de pequeno porte. A única tragédia que teve mais mortes em 2024 foi a queda do avião da VoePass, em agosto, quando 62 pessoas morreram. Com isso, o número de mortos em 2024 subiu para 148, aumento de 92% em relação a 2023 e a maior quantidade desde 2014, quando começou a série histórica com os dados do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), da Aeronáutica.

De acordo com os números do Cenipa, o acidente deste domingo foi o 41º com vítimas fatais no ano. Na maioria dos casos, as quedas resultaram em uma morte, do piloto. A tragédia de Gramado foi a sétima queda de avião no ano com no mínimo cinco mortes e a segunda a completar uma dezena de vítimas.

Dois acidentes, um na cidade de Manoel Urbano (AC) e outro em Itapeva (MG), tiveram sete mortes. Em outubro, um acidente aéreo em Ouro Preto matou seis pessoas. Outros dois tiveram cinco mortes: um em Paraibuna (SP), em outubro, e antes em Apiacás (MT), em agosto.

As 148 mortes de 2024 são um recorde na série histórica do Cenipa, que começou em 2014. Naquele ano, houve 83 vítimas fatais em acidentes aéreos. O único ano que superou a marca das 100 mortes, antes de agora, foi 2016, com 104 vítimas. O resultado de 2024 já é 42% maior do que o segundo colocado do ranking.

O número está inflado pela tragédia da VoePass. Mas, mesmo se as 62 vítimas daquele caso fossem desconsideradas, o ano continuaria com um patamar muito alto de mortes. Seriam 86, o segundo maior da série histórica do Cenipa.

Apesar da alta fatalidade, o resultado de 2024 não foi o maior em quantidade de acidentes com mortes. Foram 41, um aumento de 36% em relação a 2023. Mas houve resultados piores em outros anos: 47 em 2015 e 45 em 2016.

Aviação privada lidera entre os acidentes fatais

Mais da metade dos acidentes neste ano aconteceu em voos de aviação privada. O caso deste domingo foi o 22º nessa categoria. Outros sete acidentes envolveram voos agrícolas, e algumas operações, em menor número, eram de instrução, policial ou experimental. Apenas a tragédia de Vinhedo (SP) foi com um voo regular.

São Paulo foi o estado com maior ocorrência dos acidentes fatais: 11 casos. Em seguida, estão Mato Grosso (6), Pará (5) e Minas (5). O tipo de ocorrência mais comum foi o “perda de controle em voo”, causa de 13 acidentes. A “falha ou mau funcionamento do motor” foi a razão de sete quedas e 10 casos ainda não foram esclarecidos.


Fonte: O Globo

Foto: Reprodução 

Prefeito Álvaro Dias entrega nesta segunda (23) a ampliação do CMEI Maria Eulália Gomes



A Prefeitura do Natal inaugura na próxima segunda-feira (23), às 11 horas, a obra de reforma e ampliação do Centro Municipal de Educação Infantil Maria Eulália Gomes da Silva. A solenidade vai ser presidida pelo prefeito Álvaro Dias e pela secretária de Educação, professora Cristina Diniz. O projeto foi executado pela empresa RD Construções LTDA e contou com um investimento dos cofres municipais de aproximadamente R$ 700 mil. A unidade de ensino está localizada na Travessa Ocidental de Baixo, nº 25, Cidade Alta.  
 
Com as intervenções na estrutura física, o CMEI Maria Eulália Gomes da  Silva vai ofertar 200 novas vagas, exclusivamente para o atendimento da etapa de creche, da Educação Infantil. Para o ano letivo de 2025, o CMEI vai atender as crianças na faixa etária de 1 ano a 3 anos e 11 meses, matriculadas nas turmas de Berçário II, Nível I e II.    

Todos os ambientes existentes no CMEI passaram por intervenções durante os serviços de reforma e ampliação. A obra contou com a reforma dos ambientes já existentes: quatro salas de aulas, dois berçários, a reforma total de um banheiro adaptado para berçário, sala dos professores, direção, baterias de banheiros infantis feminino e masculino, refeitório, cozinha de acordo com as normas da Covisa, composta por: preparo, distribuição, copa suja, despensa, e banheiros PcD feminino e masculino para os funcionários, lavanderia externa e depósito externo. A obra contou com a ampliação da casa de gás, casa de lixo, e caixa de areia na parte externa.  

O terreno do CMEI Maria Eulália Gomes da Silva possui 659,03m² e uma área construída de 423,27m², sendo 423,27m² de área reformada e 70,47m² de ampliação. Toda a estrutura da unidade foi projetada de acordo com os parâmetros da NBR9050/2020, NBR16537/2016 e as legislações municipais vigentes.

Maria Eulália Gomes da Silva
 
A professora Maria Eulália Gomes da Silva nasceu em 29 de junho de 1958, na cidade de Macaíba/RN. Filha de Luiz Gomes da Silva e Joaquina Lopes da Silva.
 
A professora Maria Eulália era pedagoga com habilitação em Orientação Educacional. Era bastante religiosa e dava a sua contribuição como cristã católica ensinando catecismo na paróquia à qual pertencia. O seu único filho, o tenente da PM da Paraíba, Ícaro Luiz de Araújo Gomes, resume o que foi a professora Maria Eulália, como mãe, em uma frase: “Preparou-me para a vida". A professora faleceu em 12 de fevereiro de 2006 em decorrência de um câncer de mama.

Prefeitura de Parnamirim realiza Natal das Crianças

 




A tradicional celebração do Natal das Crianças, promovida anualmente pela Prefeitura de Parnamirim, proporcionou momentos de felicidade e união para as famílias na tarde deste domingo (22). 

A alegria era evidente tanto nos rostos de quem entregava os presentes quanto das crianças que recebiam. A ação, gratuita, ocorreu no Parque Aristófanes Fernandes, a partir das 13h.

 

Um dos momentos mais marcantes do evento foi a chegada do Papai Noel. A tão esperada chegada do bom velhinho, marcou a abertura dos sorteios de bicicletas, distribuição de lanches e muitos presentes.

 

O Natal das Crianças reforça o espírito de união e amor que a cidade de Parnamirim carrega em suas tradições, tornando o Natal um momento ainda mais especial para todos.

 

Texto : Andrezza Barros

Confira o que abre e fecha no comércio nos dias 24 e 25 de dezembro em Natal


 O horário de funcionamento para o período de Natal nos centros comerciais e nos shoppings da da capital potiguar foram ampliados desde o dia 13 de dezembro. Para véspera e dia de Natal – nesta terça (24) e quarta-feira (25) -, o comércio mantém um horário especial.

Confira os horários de funcionamento dos principais comércios da cidade:

Centro da Cidade
24/12 – 08 às 17h
25/12 – Fechado
Alecrim
24/12 – 08 às 17h
25/12 – Fechado
Shoppings
Praia Shopping

24/12 –Praça de Alimentação – 11 às 18h | Lojas e Quiosques, das 09 às 18h
25/12 – Praça de Alimentação – das 11h às 21h (facultativo) | Lojas e Quiosques: Fechados | Cinema: conforme programação do Moviecom

Cidade Jardim

24/12 – 09 às 19h
25/12 – Lojas fechadas | Alimentação aberta a partir das 12h.
Partage Norte Shopping Natal

24/12 – 10h às 19h com todas as lojas e quiosques com funcionamento obrigatório |Lotérica: 7 às 18h | Academia: 8 às 17h | Hipermercado: 7 às 18h | Game Station: 10hàs 19h | Cinema: fechado.
25/12 – 11h às 22h | Alimentação e Lazer: facultativo | demais lojas e quiosques: fechado | Lotérica: fechado | Academia: fechado | Hipermercado: fechado | Game Station: 11h às 22h | Cinema: sessões a partir das 16h.
Natal Shopping

24/12 – Alimentação e Lazer: 10h às 19h | Lojas e Quiosques: 10h às 19h | Alpendre: 14h às 19h | Academia Bodytech: 05h às 15h | Cinema: Conforme programação
25 e 01/12 – Alimentação e Lazer: 11h às 22h (facultativo) | Lojas e Quiosques: Fechadas | Alpendre: 14h às 23h | Academia Bodytech: Fechada | Cinema: Conforme programação
Via Direta

24/12 – Lojas, quiosques e alimentação – 10h às 17h
25/12 – não informado
Midway Mall

24/12 – 10h às 19h
25/12 – 11h às 22h – Facultativo para alimentação e lazer | Demais lojas fechadas.
Shopping 10

24/12 – 8h às 18h;
25/12 – fechado
Shopping Cidade Verde

24/12 – Lojas diversas das 9 às 18h | Alimentação 12h às 19h; | Clínicas – fechadas
25/12 – Lojas fechadas | Alimentação e lazer 12 às 19 | Clínicas – fechadas

Fonte: G1 RN

Foto: Augusto César 

Arquidiocese divulga horários de missas de Natal e Ano Novo no RN

 A Arquidiocese de Natal divulgou os horários das missas de Natal e Ano Novo na capital potiguar e no interior do Rio Grande do Norte, tanto na Catederal Metropolitana como nas demais paróquias do estado (veja nas imagens mais abaixo).

O arcebispo da capital, Dom João Santos Cardoso, vai presidir as missas do Natal do Senhor, às 16h30 e 20h do dia 24 de dezembro, na Catedral Metropolitana. Além disso, ele comanda a missa do dia 25, às 18h, no anfiteatro do campus da UFRN.

Confira os horários das missas:
Missas em Natal

Missas na Grande Natal



Missas no interior do RN


Fonte: g1 RN